Login  Register

Librecad x Endless

Posted by Guedes on Feb 23, 2022; 2:42pm
URL: https://forum.librecad.org/Librecad-x-Endless-tp5721513.html

Olá, galera!

Tem brasileiro no pedaço? É que só falo Português-BR.

No Inglês, sou mais arranhado do que arranho. Acho que somente vai entender isto quem for brasileiro.

Mas, é claro: sem discriminação. Qualquer nacionalidade me serve; se não fala minha língua, peço uma ajudinha ao Tradutor Online, concordam?

Vamos ao que interessa.
O help é o seguinte:
Recebi, esta semana, um notebook Acer, Nitro 5, modelo AN515-44-R4C8, que adquiri e cujo SO é o Endless, absolutamente desconhecido para mim, já que sequer tinha ouvido falar. O anúncio dizia que o sistema operacional era Ubuntu.

Sou usuário do Ubuntu há, aproximadamente, uns 10 anos e foi isso que me fez simpatizar com o Acer, além, é claro, da sua configuração.

Ao bater de frente com o Endless, a decepção foi muito grande: eu não sabia o que era aquilo. Passei à pesquisa que muito me tranquilizou, por me dar a saber que Endless é Linux e deriva de Debian/Ubuntu. A partir daí, passei a sentir-me “em casa” e gostaria de não ter que descartá-lo por conta do problema que estou tendo, como usuário de Librecad, o qual não se encontra a bordo.

Parti para a tarefa de instalação e os problemas começaram: um certo diretório DPKG, configurado como somente leitura, impede a instalação do que quer que não esteja na Central de Aplicativos Endless.

Pelo terminal, as tentativas de instalação resultam em:
dpkg: erro: não foi possível aceder ao directório /var/lib/dpkg da base de dados
 do dpkg: Sistema de arquivos somente para leitura
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)

Pelo duplo clique, no instalador, a resposta é:
não é possível rodar Librecad Installer no Endless. Você pode instalar aplicativos a partir da Central de Aplicativos.

A central de aplicativos não contém o Librecad e não desejo instalar as opções que tenho lá. Até o farei, por uma mera questão de conhecer os sistemas disponíveis, mas não por preferência.

O notebook Acer foi adquirido em virtude de o anterior, um Asus 32 bits, ter pouca memória e, não ser suficiente para as necessidades que tenho.

Também tentei instalar o Windows, pelo fato de alguns aplicativos, de que necessito, não têm versões que se apliquem ao Linux, mas os resultados obtidos foram os mesmos.

Assim, cá estou, a pedir um help desta simpática comunidade, sobre se vou conseguir manter o Endless em harmonia com Librecad e em dualboot com o Windows ou se vou ser obrigado a retornar ao meu velho camarada Ubuntu.

Grato pela atenção,
GUEDES